terça-feira, 26 de maio de 2009

A importância do hábito de ler

JUSTIFICATIVA

A finalidade da criação do presente blog reside no fato de que foi percebido por parte dos alunos uma grande utilização de gêneros digitais, estes os utilizam, na maioria das vezes, para divertirem-se e para passar o tempo, e quase nunca para discutirem e debaterem algo que possa contribuir para o seu crescimento intelectual. Por isso este blog pretende ser um espaço aberto às dúvidas e discussões dos alunos.
______________________________///____________________________________

Saber ler é saber entender o que acontece no mundo. É conhecer e nunca se fartar de conhecimento.
Um cidadão leitor torna-se apto e capaz de discutir, debater e formular suas próprias opiniões. Passa a ser uma pessoa atuante na sociedade e dificilmente virá a ser enganado, pois possui a maior de todas as armas: o saber.
A leitura abre novos horizontes, traz à tona inúmeras concepções outrora desconhecidas e é também uma fonte de informação e diversão. Quem já não soltou inúmeras gargalhadas ao receber uma mensagem cômica pelo orkut?
Por isso, ler é ter o dom de decifrar o indecifrável, de interpretar as entrelinhas, de se comunicar por enunciados e de rir com as palavras.
Se você ainda não é, seja um leitor assíduo e descubra que ler é aprender.

6 comentários:

  1. Concordo com o que você diz, de fato a leitura abre novos horizontes para o indivíduo. É uma pena que o brasileiro não possui o hábito da leitura, e quando o fazem, na maioria das vezes é por obrigação e não pelo prazer de aprender. Parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente a prática de leitura é uma busca de conhecimento, do saber, pois um bom leitor é um cidadão crítico, informado, que luta pelos seus direitos. Mas, infelismente o brasileiro não tem o hábito de ler. A leitura, quando feita é por obrigação ou por simples passatempo, na maioria dos casos. É necessário maiores incentivos, tanto dos pais, quanto dos professores, da mídia, etc, para que esse índice venha a se tornar positivo. Só assim, teremos um país de leitores críticos, com menos injustiças sociais, como se tem hoje, que são causadas em grande parte pela falta de uma educação de qualidade.

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida, ler é um dos maiores presentes instituídos ao ser humano, uma das grandes dádivas da vida, somente através da leitura é que o homem torna-se propriamente homem, pois lendo, o cidadão adquire criticidade da realidade, informação, prazer e conhecimento. A leitura abre novos horizontes por isso, leia cada vez mais livros de conteúdo informativo, de entretenimento, literários entre outros. Mergulhe nesse universo de prazer e conhecimento e lembre-se: ler, é interpretar o mundo, só através do processo de leiturização é que podemos nos educar e assim mudarmos a sociedade em que vivemos, tormando-a mais justa e igualitários para todos.

    ResponderExcluir
  4. Seu blog nos leva a reconhecer a importância da leitura ,conscientizando e nos convidando a ter esse hábito.Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o tema, e a sua justificativa também. divulgue seu blog e continue com a interação, compartilhando idéias para a execução de rabalhos com leitura em sala de aula.
    Abraços - Prof. Ecia Mônica

    ResponderExcluir
  6. Ler é mágico,amei o tema do post.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir